sexta-feira, 8 de maio de 2015

Fangirl - Rainbow Rowell [Resenha]



"Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estréia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar."

Ano de Publicação: 2014;
Editora: Novo Século.


Fazia algum tempo que esse livro tinha chamado minha atenção por conta do título e da capa, que é muito fofa - sim, eu o julguei pela capa, que atire a primeira pedra quem nunca.

Na primeira oportunidade, eu o comprei, comecei a ler e... Em resumo: Amor.

Rainbow Rowell conseguiu me fazer gostar de uma protagonista feminina como não acontecia há algum tempo, porque é muito fácil você gostar da personagem quando você se identifica com ela. Cath para muitos pode ser uma garota sem graça, cheia de medos, inseguranças, que se esconde na fantasia que ela lê e que ela própria inventa, mas Cath é real. Cath sou eu.

E ao redor da Cath existem mais pessoas reais. A habilidade da Rainbow de descrevê-las e de criá-las com defeitos e qualidades me fez virar uma fã do trabalho dela. Wren, Reagan, Levi e o pai da Cath foram personagens que eu consegui visualizar, não apenas um conjunto de descrições de pessoas perfeitas que só poderiam existir na cabeça de alguém e somente lá, longe do mundo real.

A temática escolhida para o livro chama a atenção por ser algo bem comum, porém trabalhado de uma forma diferente. Na maioria dos livros que tratam de temática parecida, essa coisa de 'uma nova fase na vida', ou ainda 'o medo do desconhecido', eu não me lembro de ter visto uma personagem como a Cath, provavelmente porque nunca tinha encontrado uma garota que não só fosse uma nerdona que se sente inadequada quando inserida em um novo ambiente, mas que também tem problemas de ansiedade, que é uma doença séria e não apenas aquele estado passageiro de ansiedade frente algum acontecimento pelo qual todo mundo passa. Deve ter mais livros por aí, sim, mas não me lembro agora.

O desenvolvimento da história segue um ritmo muito bom, nem apressado demais, nem lento demais, e a Rainbow consegue efetivamente fazer com que suas personagens evoluam ao longo das páginas. A Cath da última página é muito diferente da Cath da primeira, isso eu posso assegurar. Existem alguns autores que são deficientes nessa parte de desenvolvimento de história e personagem, sem conseguir demonstrar a evolução deles, mas a Rainbow conseguiu fazer com que todas as suas personagens crescessem ao longo de suas quatrocentas e vinte e uma páginas e conseguiu concatenar os acontecimentos de modo que a história fosse bem fluída.

A exceção fica por conta dos inícios de capítulos, em que Rainbow colocou excertos dos livros da série Simon Snow, criada por ela, uma paródia de Harry Potter, é bem visível. É algo que você sente de vontade de pular, porque você quer saber o que acontece com a Cath e não com o personagem sobre o qual ela é obcecada. No entanto, é importante, porque Cath é fã da série e até mesmo utiliza seus personagens para escrever as fanfics das quais ela se orgulha tanto.

Importante ressaltar que, mesmo sendo uma espécie de paródia da famosa série da J. K. Rowling, não é, em nenhum momento, uma imitação ou roubo de direitos autorais, que fique claro.

A linguagem é bem acessível, não me recordo agora de alguma dificuldade de compreensão.

De modo geral, eu gostei bastante - e sou até suspeita para comentar alguma coisa. O livro atendeu a todas as minhas expectativas, principalmente porque eu não tinha expectativas muito altas sobre ele.

Eu pensava: "É um livro sobre uma garota que escreve fanfics, eu não sei no que isso vai dar, mas vamos que vamos". E não me arrependi, hahah.

Sendo sincera: é um livro de romance, com uma protagonista que muitos definiriam como "fraca". Não acho que se deva ter realmente expectativas altas sobre ele, você não pode lê-lo esperando encontrar um clássico da literatura! Mas eu acho que é uma leitura agradável e que vale a pena, sim, se você gosta desse tipo de livro e, principalmente, se você é uma "Fangirl".

A mensagem final, aquela que fica depois que você dá a leitura por encerrada, conseguiu me deixar mais confortável com quem eu sou e com o que eu sou, e eu não tenho palavras pra descrever a importância dessa mensagem, não só pra mim, mas para muitas pessoas que, como nós, estamos sempre no limiar entre a realidade e a fantasia.

Nota: ★★★★★

Nenhum comentário:

Postar um comentário