domingo, 17 de maio de 2015

Série Rizzoli&Isles - Tess Gerritsen [Resenha]

O Cirurgião - Tess Gerritsen, neste livro assustador, narra o rastro de sangue deixado por um assassino cruel. O agressor entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres ignoram que irão acordar para um terrível pesadelo... A precisão com que ele investe contra as mulheres , somada à crueldade de agressão - útero das vítimas é arrancado -, sugere que o responsável pelas atrocidades seja um médico psicopata. Os jornais de Boston passam então a chamá-lo de "O Cirurgião". Em um livro de tirar o fôlego e com descrições minuciosas, a autora nos apresenta a um rico universo de personagens, ao criar um romance de suspense e profundidade inéditos. 

Ano de publicação: 2013
Nota: ★★★★


O Dominador - Apos o estrondoso sucesso em O Cirurgião, a personagem Jane Rizzoli esta de volta em mais um livro empolgante. Aqui não existem estereótipos. Jane Rizzoli é durona, mas também humana; e seu nêmesis, Warren Hoyt, é genuinamente perverso, sem nenhuma sombra de culpa ou remorso por seus crimes. Ainda mais perturbador e eletrizante, O DOMINADOR continua a trama do romance anterior. Depois de levar para trás das grades o psicopata Warren Hoyt - mais conhecido como "O Cirurgião" -, a detetive se vê diante de um maníaco que reproduz as assustadoras atrocidades de Warren. No decorrer das investigações, Jane vai descobrir que ha muito mais ligações entre os dois assassinos do que ela supunha.

Ano de publicação: 2012
Nota: ★★★★★




O Pecador - Tess Gerritsen está de volta em mais um suspense de arrepiar, após o estrondoso sucesso de "O Cirurgião" e "O Dominador". Jane Rizzoli se une à médica Maura Isles, na pista mortal de um crime aterrador. Os corpos de duas freiras, vítimas de violência brutal, são encontrados dentro dos muros sagrados de um convento. Após a autópsia descobre-se que uma das freiras mortas dera à luz antes de ser assassinada. À medida que segredos há muito esquecidos vêm à tona, uma descoberta sobre a identidade do assassino revela-se perturbadora.


Ano de publicação: 2011
Editora: Record
Nota: ★★★★






Dublê de Corpo - A Dra. Maura Isles (personagem de O Pecador) fica chocada ao descobrir que a vítima de um assassinato é idêntica a ela própria. Filha única, Maura verifica que o resultado do teste de DNA confirma o fato assustador: a misteriosa sósia é, na verdade, sua irmã gêmea. Agora, uma perigosa investigação de homicídio se transforma numa perturbadora viagem ao passado. Essa jornada levará Maura à mãe que jamais conheceu ? uma mulher fria que lhe deu a vida, mas que pode ter um plano para tirá-la. 

Ano de publicação: 2007
Nota: ★★★★★







Desaparecidas - Considerada o grande nome do thriller médico, a verdadeira herdeira de Robin Cook, Tess Gerritsen nos traz este novo e assustador sucesso. Aquela mulher parecia ser mais um corpo na mesa fria do necrotério. Mas quando a legista Maura Isles inspeciona o cadáver, algo assustador acontece: a mulher abre os olhos. Ainda viva, ela é levada rapidamente para o hospital. Mas o bizarro logo se transforma em perigo. Com uma precisão chocante, ela mata um segurança e faz reféns... um deles, uma paciente grávida. Quem é essa pessoa violenta e desesperada, e o que ela quer? 

Ano de publicação: 2008
Nota: ★★★★

                  

O Clube Mefisto - A detetive Jane Rizzoli e a patologista Maura Isle estão de volta em mais um thriller de tirar o fôlego. Na noite de Natal, elas são chamadas à cena de um crime brutal. Uma jovem é encontrada esquartejada, em meio a velas pretas e símbolos satânicos desenhados com sangue. Durante a investigação, outro assassinato fortalece as suspeitas de que uma misteriosa organização que estuda forças ocultas estaria envolvida. Juntas, Rizzoli e Isle embarcam em uma jornada aterradora, em busca de um inimigo muito mais perigoso do que qualquer outro que já tenham enfrentado, alguém cujo trabalho está apenas começando.


Ano de publicação: 2010
Nota: ★★★★★






Relíquias - A descoberta de uma múmia conhecida como Madame X, que esconde na verdade o corpo de uma mulher assassinada há pouco tempo, choca a comunidade arqueológica. A detetive Jane Rizzoli e a patologista Maura Isles se unem novamente para resolver o mistério. Elas se deparam com um assassino em série que simula rituais de povos antigos com suas vítimas, transformando seus corpos em verdadeiras relíquias. E, para complicar, ele parece ter desenvolvido uma fixação com uma jovem egiptóloga, Josephine Pulcillo, cujo passado misterioso pode ser a chave para as investigadoras encontrarem o criminoso. 

Ano de publicação: 2012
Nota: ★★★★★









Gélido - Quando a médica-legista Maura Isles reencontra um antigo amigo de faculdade durante um congresso, parte em uma viagem com ele e seu grupo. Porém, um acidente com o carro em meio a uma nevasca os leva ao inóspito vilarejo de Kingdom Come, onde algo terrível parece ter ocorrido. Enquanto isso, a detetive Jane Rizzoli recebe a notícia do desaparecimento da amiga e decide investigar seu destino. Assim, enquanto tenta descobrir o que houve com Maura, embrenha-se em uma trama envolvendo uma misteriosa seita e segredos do passado.

Ano de publicação: 2013.








A Garota Silenciosa - Uma mão ensanguentada é descoberta em um beco na Chinatown de Boston. Agora a detetive Jane Rizzoli, sua equipe e a patologista Maura Isles precisam localizar o restante do corpo – e identificar o cruel assassino. Mas a investigação toma rumos inesperados quando dois pelos de origem não identificada são encontrados junto ao cadáver. A dupla Rizzoli e Isles se vê diante de um novo desafio e alguém — ou algo — põe em xeque tudo em que acreditam.


Ano de publicação: 2014







Notem que a ordem de publicação NÃO corresponde à ordem real da história.

Eu não sei o quão famosa essa série é atualmente, mas eu sinceramente acho que ela merece mais amor - e eu digo isso não apenas por ser fanática, tendo um amor incondicional por séries policiais.

Primeiro de tudo Tess Gerritsen é uma escritora ótima que desenvolve os enredos realmente muito bem, os acontecimentos que compõem cada caso, cada nova investigação, sendo capaz de surpreender com o desenrolar da estória. Além disso, ela é ex-médica e, não sei, dá gosto ler as autópsias dela, sabendo que ela entende o que está dizendo - se fosse eu a escrever uma autópsia, ia ser uma cena digna de compaixão. Esse comentário saiu bem estranho, mas vamos fingir que eu não tenho gostos peculiares.

Jane Rizzoli, a protagonista, não é uma personagem tridimensional, e, se você gosta de mulheres fortes com certeza vai gostar dela. Jane é uma das minhas personagens preferidas da literatura, tem um senso de humor estranho e uma história interessante, sendo uma investigadora em um ambiente de trabalho machista - e, não, eu não estou aqui para discutir "feminismo x machismo", mas é que o preconceito com a Jane existe e ela realmente precisa lidar com ele. A Dra. Maura Isles é um tanto quanto misteriosa e fria, mas você no fundo consegue ver que ela é alguém bem humana, com seus dramas e seus amores. Eu não sou a maior fã dela, mas também não é como se eu a odiasse. Os outros personagens da Tess são bem críveis também, mesmo que tenha um ou outro que faça você torcer o nariz ao ler uma aparição dele - qual é?! A gente não gosta de todo mundo que conhece mesmo, então tudo bem.

Eu achei a escrita dela bem envolvente - consigo ler os livros num instante. No entanto, acredito que algumas coisas possam não ser compreendidas a princípio, por conta dos procedimentos policiais e médicos, com os quais eu não sei se todo mundo está familiarizado - eu sei que não estou, para ser sincera, e tive que pesquisar uma coisa ou duas na internet.

Acho que deu para perceber o quanto eu gosto da Tess, dos livros dela e da Jane. Infelizmente não tenho todos, faltam os dois primeiros, mas eu ainda vou adquiri-los, porque acho que valem a pena. Os preços só não são os melhores do mercado.

A cada livro concluído eu ficava com a sensação de que um dia eu queria (e quero) ser como a Tess, apesar de ainda não ter me arriscado a escrever uma história policial. Quem sabe um dia, não é?! E eu estou procrastinando a leitura do último livro lançado no Brasil, só para garantir que eu ainda vou ter algo dela para ler - confesso que sou uma vergonha por isso. 

A série de livros conta com 11 livros até agora, tendo sido o último publicado em 2014. No Brasil foram publicados até o 9º, A Garota Silenciosa, na tradução, sem previsão de quando sairão os próximos.

Existe uma série de televisão, chamada Rizzoli & Isles, que foi baseada nos livros da Tess, série essa que eu ainda não assisti - a Rizzoli e a Isles da série são tão diferentes do que eu imagino, que eu não me animei para ver.

De toda forma segue o trailer, que infelizmente não está legendado, mas tem um botão de CC ali embaixo, que deve ajudar um pouco:



A sexta temporada começa a ser exibida em 16 junho de 2015.

e eu confesso que depois de ver o trailer eu to com vontade de ver, çocorr D:

Nenhum comentário:

Postar um comentário