Nota:★★★★
Autor: Jay Asher e Debra Wiseman
Nome Original: Thirteen Reasons Why
Os 13 Porquês, lançado em 2007
Sinopse
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Resenha: Os 13 Porquês
Esse livro conta a história de uma garota chamada Hannah Baker. Na verdade está é uma história bem peculiar que não retrata somente a vida da personagem mais sim a sua morte. Hannah cometeu suicídio e pouco antes dela morrer ela gravou 7 fitas onde em cada uma desta ela cita um nome de uma pessoa e a marca que esta deixou em sua vida. Cada pessoa que recebe pode escutar todas as fitas e logo depois tem que repassar para o próximo da lista.
Clay é o protagonista da história enquanto ele escutas as fitas sua vida vai mudando, no começo ele não entende o que ele tinha feito para Hannah, porque ela gravou uma fita falando sobre ele. Assim como sua visão de mundo vai mudando as pessoas que ele tinha um pensamento diferente (as outras pessoas citadas nas fitas) também mudam.
Esse livro trata de forma geral de vários problemas que acontecem em todo o mundo, e que na verdade são situações que apesar de serem delicadas para as suas vítimas tem que ser encarada e combatida também, sendo elas: bullying, depressão, abuso sexual, fofocas e mentiras.
Sobre a linguagem do livro: é bem acessível, com fácil compreensão, a leitura prende, fazendo você querer chegar logo no final para saber o que aconteceu. Vale a pena conferir!
O autor Jay Asher teve ideias bem interessantes e fora do comum, sendo um livro voltado para o público jovem onde este trás assuntos delicados como suicídio e outros. Ele liga de forma sutil mais perspicaz o assunto do suicídio com a vida dos envolvidos nessa tragédia, trazendo uma reflexão não só para os personagens, mais para os seus leitores que também passam a ter uma nova visão de mundo.
Outro ponto interessante é a utilização de fitas como instrumento de gravação de Hannah Baker. No mundo moderno onde temos diversos aparelhos de comunicação que chama atenção, é realmente incomum principalmente para os jovens que geralmente estão ligados a tecnologia utilizar algo tão retrô.
Minha opinião: este é um daqueles livros que nos fazem refletir sobre a vida. O fato de ela ter gravado 7 fitas contando a marca, as consequências que as pessoas deixaram nela, me fez perceber que nós deixamos uma marca nas pessoas e nos lugares por onde passamos e que também é reciproco as pessoas deixam suas marcas na gente. A questão é estamos deixando uma boa impressão por onde passamos? Quais são as consequências dos nossos atos?
Filme: Os 13 porquês
A boatos de que haverá o filme os 13 porquês, porém até agora o filme não foi produzido, e não se tem notícias atuais sobre o assunto, a rumores na internet que Selena Gomez faria o papel de Hannah Baker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário